sexta-feira, 25 de agosto de 2017

APRENDENDO LÍNGUA PORTUGUESA COM O "LIBRAZUKA"

O Colégio Santo Afonso Rodriguez, localizado no bairro Socopo, zona leste de Teresina, inovou nas aulas de língua portuguesa utilizando um aplicativo de celular chamado “Librazuka”. Esse aplicativo, criado para a inclusão de deficientes auditivos está servindo de ferramenta de aprendizado para os alunos do primeiro ano. O Librazuka possui conteúdos gramaticais de língua portuguesa, no sistema de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A linguagem é própria para alunos que estão iniciando a vida escolar, fato que chamou atenção do professor Marcos Flávio, pedagogo e professor da referida escola. O aplicativo pode ser utilizado por todos os alunos, de qualquer faixa etária, inclusive para aqueles sem deficiência auditiva. “A linguagem simples e fácil se encaixou perfeitamente para os alunos com iniciação escolar, pois com ele é possível aprender o alfabeto, os primeiros números, e os primeiros verbos de maneira fácil e interativa”, afirmou o professor Marcos Flavio. Além de verbos o Librazuka contém ordenamento das palavras; sintática; tipos de classificadores; e sinalização dos números ordinais e cardinais. Ainda dispõe de jogos interativos como jogos de memória, montagem e caça palavras. Há um dicionário baseado em configuração de mão e em ordem alfabética. A ferramenta tem como objetivo facilitar o ensino de primeiras noções de Libras para os alunos do primeiro ano, através do manuseio desta ferramenta de inclusão. Os professores utilizam o aplicativo durante o ensino das primeiras letras do alfabeto e dos primeiros números. Todos os alunos, deficientes ou não, aprendem o alfabeto convencional acompanhando a tradução via Librazuka, simultaneamente. Em sala de aula, os professores utilizam retroprojetores para que todos possam acompanhar juntos os ensinamentos. É importante destacar a importância dos pais nesse processo. Em casa devem estimular seus filhos a utilizarem a plataforma, executando os jogos e exercícios existentes na ferramenta. O Librazuka não necessita de internet para ser utilizado. Pode ser acessado em qualquer lugar, necessitando apenas de carga na bateria e do bom funcionamento do aparelho celular. Para a diretora Luciana Morais, as desvantagens encontradas nesse processo se resumem ao fato de que alguns alunos não disporem de aparelhos celulares. “Alguns alunos oriundos de famílias carentes não dispõe de aparelhos próprios para acessar o Librazuka. Para superar esses obstáculos a escola dispõe de aparelhos que são destinados a esses alunos durante as aulas, para que possam fazer o acompanhamento junto aos demais colegas sem nenhum prejuízo”. A experiência utilizando o aplicativo Librazuka, estimula ainda mais o uso de aplicativos móveis de inclusão, como alternativa de complementar o aprendizado no ambiente escolar. Auxiliam na inclusão escolar de jovens e crianças com deficiência auditiva e na fala. O uso dessas tecnologias tem melhorado a inclusão desses alunos na escola, e sua interação com os demais alunos. O Colégio Santo Afonso Rodrigues pensa em expandir o uso dessas novas ferramentas de ensino. De acordo com Luciana Morais, a escola já estuda inserir na didática de ensino outros aplicativos de inclusão, abrangendo todas as disciplinas do currículo escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário