sábado, 28 de maio de 2011

CANTO DA CANA BRAVA











No último domingo - - estivemos na companhia de alguns amigos na localidade Canto da Cana Brava, ha cerca de 6 km apos a localidade Formosa, onde fomos com objetivo de levantar dados e realizar pesquisa técnica na região. O local está inserido em uma área predominantemente de planície e vegetação de parque, que por sua vez possui uma diversidade paisagistica e biológica haterogenia, com presença de babaçuais, carnaubais, e matas ciliares, e composta por alguns riachos que perenizam a região durante o verão. A variedade paisagistica da região é encabeçada pela existencia do Riacho Canto da Cana Brava, que em sua extenção apresenta belezas naturais bastante aprazíveis e a prática da atividade ecoturistica e de recreação. No trecho percorrido por nós, observamos pontos de interesse turistico, bem como recursos naturais muito importantes para a sobrevivencia da comunidade local. Observou-se que em alguns pontos das margens do riacho existem milhares de nascentes e outras fontes de água que alimentam o leito do riacho Cana Brava. A seguir tem-se alguns pontos de interesse turístico observados ao decorrer do trecho percorrido:
- Poço Preto; piscina natural de águas escuras e propícias para o banho;
- Furna da Onça ou ''Toca do Jacaré''; grande lajedo no qual é sustentado por uma grande árvore (Atraca) com algumas fendas e/ou furnas na sua superfície, similar a uma pequena caverna, onde segundo residentes existem alguns jacares no seu interior;
- Canyons; na verdade são fendas na superficie rochosa que se assimilam a pequenos canyons onde é possivel se refrescar nas águas frias e puras;
- Mapa do Brasil; formação rochosa encravada em meio a vegetação bastante similar ao mapa político do Brasil;
- Outras caracteristicas ; é possivel observar ao longo do passeio a existencia de algumas peculiaridades existente em meio a paisagem, como formações rochosas diferenciadas, vegetação tipica da região, a vida selvagem existente , alem de outras caracterisiticas que realçam a estética do local.
De fato a região visitada possui grande vocação para o turismo na natureza, visto que a variedade de recursos ecologicos encontrados e os valores culturais existentes condicionam a operacionalização sustentável da atividade na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário